(11) 96400-2015 (Unid. São Paulo) | 96470-2095 (Unid. SBC) contato@gamodontologia.com.br

Como é feita a rinomodelação ou bioplastia nasal?

Antes de fazer uma rinomodelação é importante ser avaliado por um profissional que seja autorizado a realizar esse procedimento e não ter alergia ou contraindicação a usar o produto a ser injetado.

Após a consulta, entendendo as necessidades do paciente, será avaliado o contorno e perfil da face. Alguns pontos serão escolhidos e a substância preenchedora será aplicada com o uso de anestésico local.

Em alguns casos pode ser necessária mais de uma aplicação, principalmente em pacientes com pele resistente e que exijam mais volume, já que não devemos injetar com muita pressão e sempre em pequenos volumes.

Após a aplicação mantemos um curativo com a finalidade de modelar e manter o produto bem posicionado.

RINOMODELAÇÃO

O que é Rinomodelação?

Rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz.

Usualmente utiliza produtos de preenchimento que são injetados no nariz por meio de seringas com agulhas. Objetivo preencher imperfeições do contorno nasal ou mesmo corrigir defeitos de rinoplastias anteriores.

Enquanto a rinoplastia é o tratamento cirúrgico que envolve todas as alterações estéticas do nariz, podendo ainda tratar aspectos respiratórios, a rinomodelação consegue basicamente aumentar e disfarçar alguns aspectos indesejados do nariz. Por exemplo, a rinomodelação não consegue diminuir um nariz grande e nem abaixar a ponta do nariz, pontos que a rinoplastia corrige.

É fundamental que o paciente verifique quais os profissionais estão aptos a administrar essa técnica bem como as substâncias. Importante também verificar a confiança do profissional e a sua capacitação para realização do procedimento, consultando sua formação e sua experiência com técnicas utilizando o ácido hialurônico.

Para quem é indicado a Rinomodelação?

É indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a harmonia do nariz, e consequentemente, do rosto. São inúmeras as possibilidades, como levantar a ponta, melhorar a harmonia das asas e até diminuir o “calo” do nariz.

Procedimentos para o nariz sempre teve uma busca expressiva dentre as correções estéticas.

Pacientes insatisfeitos com o perfil nasal e que não desejam submeter-se a uma rinoplastia, mas que estão conscientes do resultado na rinomodelação.

Quais produtos são usados na Rinomodulação?

Pode ser realizado com diferentes substancias que podem apresentar resultados mais ou menos naturais. Levamos em conta a segurança do procedimento e permanência dos resultados. Cada substância possui suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá do resultado da avaliação do paciente.

Substancia consideradas as mais seguras são:

  • Ácido Hialurônico, está entre as substâncias mais recomendada, por ser uma substância produzida naturalmente pelo organismo, seu uso é muito seguro sendo utilizada também em técnicas de preenchimento facial.
  • Hidroxiapatita de cálcio, também é um composto absorvível pelo organismo com as mesmas características de dentes e ossos humanos, seus principais componentes são o fosfato e o cálcio.
  • Substancias inabsorvíveis:

    • PMMA ou Metacrilato, é uma substância que apresenta mais riscos de ser usada em preenchimentos de nariz e atualmente é menos usada. Quando aplicada, provoca uma reação micro-inflamatória que envolve as partículas do polímero e causa formação de um tecido o envolvendo. Isso mantem a substância fixa e impede a absorção pelo organismo, desta forma o resultado e definitivo.

    Preciso realizar exames pré-operatórios para a Rinomodelação?

    Por tratar-se de um procedimento não invasivo, não é necessária. Portanto, exames comuns como, eletrocardiograma, hemograma, coagulograma e outros não são exigidos nesses casos.

    Tenho como saber o resultado final da Rinomodelação?

    Algumas vezes podemos lançar mão da simulação com o soro fisiológico, injetando no local do produto para que o paciente verifique imediatamente o que o preenchimento poderá fazer. Minutos depois o soro será absorvido pelo organismo.

    Quanto tempo dura a Rinomodelação?

    A duração dos resultados dependerá do tipo de substância utilizada na rinomodelação, é comum que os resultados tenham uma duração de 12 meses para as substâncias absorvíveis. No caso de PMMA ou Metacrilato o resultado e definitivo.

    Após a rinomodelação, preciso me afastar do trabalho?

    Não é necessário o afastamento do trabalho. No entanto, é recomendado evitar a exposição solar e não fazer massagens no nariz nos primeiros dias após o procedimento.

    Quais as contra-indicações da Rinomodelação?

    • Pacientes que tenham alergia ao produto ou qualquer componente da fórmula.
    • Gestantes e lactantes, estão no grupo de contra-indicações devido não haver estudosclínicos suficientes que comprovem a segurança para criança.
    • Pacientes com doenças autoimunes ou que estejam com lesões ativas no local da aplicação também não devem ser submetidas ao tratamento.
    • Pacientes com infecções ou resfriados, recomenda-se aguardar até a melhora do quadro.

    Quais os cuidados após a Rinomodelação?

    Por ser um procedimento não invasivo com o uso de preenchedores, não é indicado ao paciente sofrer qualquer trauma no local da aplicação, usar óculos no local da aplicação, realizar exercícios físicos no mesmo dia ou exposição ao sol.

    Recomendamos que utilize dois travesseiros para repousar, pois manter a cabeça mais elevada nesse período de recuperação ajuda no processo.

    São raros, mas caso o paciente apresente dor, dificuldade na visão ou palidez na pele após o procedimento deve informar imediatamente seu médico.

    Por isso se você está pensando em realizar esse procedimento, agende uma avaliação com a Dra. Gismari Miranda.

    AUTOR DO ARTIGO

     

    Dra. GISMARI MIRANDA

    CROSP 71.019

    • Graduada em Odontologia pela UNESP
    • Mestre em Diagnóstico Bucal pela USP
    • Especialista em Implantodontia e Prótese sobre implante pela APCD
    • Pós-graduada em Harmonização Orofacial pelo INRO
    • Extensão Internacional em HOF pela New York University (NYU)
    • Professora assistente em Harmonização Orofacial INRO
    • Professora assistente em Implantodontia e Prótese sobre Implante - FFO/USP

    Unidade São Paulo

    Av. Brig. Faria Lima, 1478, conj. 106
    Jd Paulistano - São Paulo
    Whatsapp 11 96400-2015
    Fone: (11) 3031-3902
    2a a 6a
    atendimento: 08h-18h30

    Unidade SBC

    R. Rio Branco, 427, cj. 9003
    Centro - S. B. Campo
    Whatsapp 11 96470-2095
    Fone: (11) 4332-4024 / 4122-3510
    2a a 6a
    atendimento: 08h-18h30

    Open chat