(11) 96400-2015 (Unid. São Paulo) | 96470-2095 (Unid. SBC) contato@gamodontologia.com.br

Para quem é indicado a bichectomia?

Homens e mulheres com o rosto mais cheio e redondo. Em muitos pacientes, é essa gordura que faz com que a bochecha fique ressaltada, proporcionando uma aparência de rosto redondo e infantil.

Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume da parte de baixo do rosto. Em muitos casos proporcionará ao paciente uma aparecia mais angular, muito valorizada nos dias de hoje.

BICHECTOMIA

O que é Bichectomia?

Bichectomia é a extração da almofada de gordura bucal ou remoção da gordura bucal é um procedimento de cirurgia plástica para reduzir as bochechas proeminentes, em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de “Bolas de Bichat”.

Esse depósito de gordura está localizado na porção lateral e inferior da face, entre os músculos da mastigação.

A definição de um rosto atraente costuma girar em torno de características angulares bem definidas, envolvendo elementos faciais como nariz, boca, olhos e bochecha. Para aprimorar está última área que a Bichectomia tem se tornado muito popular.

Como é feita a cirurgia de bichectomia?

Quando a bichectomia é feita sem associação a nenhum outro procedimento, a cirurgia é intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois as mucosas bucais possuem uma melhor cicatrização e não deixam marca aparente. Nesse caso o paciente recebe anestesia local e sedação. Essa questão será definida pelo seu médico com base no histórico médico do paciente.

Em seguida, o médico procura as marcas anatômicas no interior de sua boca que indicam a localização das bolas de Bichat. Uma incisão é feita e as bolsas de gordura são removidas parcialmente.

No entanto, caso alguma outra cirurgia que envolva uma incisão na pele esteja sendo feita, como o lifting facial, a bichectomia pode ser feita em associação. Nesses casos, quando a pele é levantada para que seja reposicionada, o especialista já aproveita e remove as bolas de Bichat.

O procedimento normalmente leva entre 30 a 40 minutos e o paciente pode ser liberado após o procedimento.

O que pode dar errado em uma bichecomia?

É um procedimento muito simples e seguro. Porém como qualquer cirurgia, envolve uma dose calculada de riscos e possíveis complicações.

Essas complicações podem incluir hematomas, infecções, lesões do nervo facial, e cicatrização mais lenta (muito comum em pacientes fumantes), lesões nervosas e musculares, lesão no ducto parotídeo e sialocele.

Quais são os procedimentos Pré-operatório da bichectomia?

Além da realização dos exames pré-operatórios (glicemia, coagulograma e hemograma
completo) e da avaliação cardiológica, é importante que antes da bichectomia o paciente
realize jejum de oito horas.

Quais são os cuidados pós-operatório da bichectomia?

O pós-operatório da bichectomia é simples. Normalmente ocorre um inchaço na região, devido ao corte cirúrgico, que pode ser tratado com o uso de compressas de água fria, que desaparecerá dentro de uma semana ou mais, dependendo da resposta de cada paciente.

É aconselhável fazer repouso no dia da cirurgia. Podendo retornar às atividades normais no dia seguinte e a volta das atividades físicas dependerá da avaliação e indicação do seu médico.

Caso a incisão tenha sido intraoral, indica-se evitar consumir alimentos cítricos, que podem causar maior desconforto. Além disso, o uso de protetor solar com fator de proteção solar maior do 30 é muito importante.

Quanto tempo dura os resultados da bichectomia?

O paciente precisa ter em mente que a durabilidade dos resultados dependerá diretamente da manutenção do peso. Isso porque qualquer aumento da gordura corporal poderá acarretar em uma mudança do contorno facial.

AUTOR DO ARTIGO

 

Dra. GISMARI MIRANDA

CROSP 71.019

• Graduada em Odontologia pela UNESP
• Mestre em Diagnóstico Bucal pela USP
• Especialista em Implantodontia e Prótese sobre implante pela APCD
• Pós-graduada em Harmonização Orofacial pelo INRO
• Extensão Internacional em HOF pela New York University (NYU)
• Professora assistente em Harmonização Orofacial INRO
• Professora assistente em Implantodontia e Prótese sobre Implante - FFO/USP

Unidade São Paulo

Av. Brig. Faria Lima, 1478, conj. 106
Jd Paulistano - São Paulo
Whatsapp 11 96400-2015
Fone: (11) 3031-3902
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Unidade SBC

R. Rio Branco, 427, cj. 9003
Centro - S. B. Campo
Whatsapp 11 96470-2095
Fone: (11) 4332-4024 / 4122-3510
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Open chat