(11) 96400-2015 (Unid. São Paulo) | 96470-2095 (Unid. SBC) contato@gamodontologia.com.br

É o estudo das lesões que acomete a cavidade bucal.

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular. Também é atribuição do estomatologista estar atento para o diagnóstico, e o devido encaminhamento ao médico, de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

• Diferentemente de vários países da Europa, da América do Sul ou mesmo dos Estados Unidos, onde há muitas décadas a estomatologia é exercida em sua plenitude, só a partir de 1992 que o Conselho Federal de Odontologia – CFO reconheceu a importância e a oficializou como uma especialidade da Odontologia, não obstante os esforços dos pioneiros da estomatologia brasileira e da Sociedade Brasileira de Estomatologia.

• Este reconhecimento tardou a ocorrer principalmente devido ao fato de que a Odontologia brasileira, durante muito tempo concentrou suas atenções quase que exclusivamente no órgão dental esquecendo-se da inter-relação deste com a cavidade da boca e desta com o todo.

• Como uma especialidade nova, e ainda relativamente desconhecida, não se insinuou no ensino odontológico com a profundidade desejada, para formar odontólogos com uma real visão de medicina bucal. O resultado disto é que grande parte dos pacientes, com doenças bucais de diversas nosologias, ficam sem atendimento técnico-científico adequado pela falta de profissionais experientes na área.

• Esta especialidade emergente surge num momento difícil da saúde pública brasileira, não só pela falta de gerenciamento mas, também, pela falta de educação para a saúde, saneamento básico, alimentação e muitos outros fatores importantes para a melhoria da qualidade de vida. Apesar de todas as dificuldades, a estomatologia não pode fugir às suas responsabilidades pode e deve atuar de forma incisiva para a melhoria da saúde bucal da população.

• Uma visão moderna dos profissionais da área médica é valorização da saúde e não da doença. Neste sentido, o estomatologista deve ter como metas para nortear as suas ações: a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças da boca e do complexo maxilo-mandibular.

ARTIGOS

Informações importantes para a saúde do seu sorriso.

HARMONIZAÇÃO FACIAL

HARMONIZAÇÃO FACIAL

Como funciona uma harmonização facial? O primeiro passo dado para realizar uma Harmonização Facial é analisar o formato do seu rosto, que é particular de cada paciente. Após a aplicação de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio, realizamos a injeção de...

ENDODONTIA

ENDODONTIA

Endodontia Trata Cáries? A endodontia está diretamente relacionada com o tratamento de cáries. Isso porque o paciente que tem uma cárie e não faz o tratamento adequado, corre o risco de sofrer danos mais sérios. Isso acontece porque a bactéria da cárie pode atingir a...

PRÓTESE DENTÁRIA

PRÓTESE DENTÁRIA

Qual a importância da prótese dental? Às vezes, devido a um acidente ou até mesmo a falta de cuidados com a higiene bucal, o paciente sofre a perda de um dente. Por mais que isso pareça afetar muito mais a parte estética, a verdade é que a ausência do elemento dental...

Unidade São Paulo

Av. Brig. Faria Lima, 1478, conj. 106
Jd Paulistano - São Paulo
Whatsapp 11 96400-2015
Fone: (11) 3031-3902
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Unidade SBC

R. Rio Branco, 427, cj. 9003
Centro - S. B. Campo
Whatsapp 11 96470-2095
Fone: (11) 4332-4024 / 4122-3510
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Open chat