(11) 96400-2015 (Unid. São Paulo) | 96470-2095 (Unid. SBC) contato@gamodontologia.com.br

Para quem é indicado a escultura labial?

Indicado para pessoas que se sentem insatisfeitas com o volume labial ou que contam com sinais de envelhecimento na região, o preenchimento labial pode ser feito em qualquer idade. Porém, recomenda-se que menores de 18 anos precisam de acompanhado dos pais, para que se avalie o caso junto ao profissional.

ESCULTURA LABIAL

O que é Escultura Labial?

Escultura ou preenchimento labial consiste em redefinir a forma dos lábios, utilizando técnicas que permitem alcançar funcionalidade, beleza e harmonia para o sorriso. A escultura labial com ácido hialurônico, é sem sombra de dúvida um dos procedimentos mais procurados nos consultórios. É um procedimento estético minimamente invasivo, indicado para pessoas que queiram melhorar o aspecto dos lábios, deixando-os mais desenhados, turgidos e volumosos.

Como é feita a escultura labial?

Ainda que muitos pacientes pensem que preenchimento labial ou escultura labial é tudo igual, existem vários tipos de técnicas que influenciam a segurança, resultados e durabilidade do tratamento.

E um procedimento minimamente invasivo. Isso porque, não há cortes na pele. Portanto, ele é um procedimento estético, onde o profissional fará a aplicação de uma anestesia local. Em seguida, com o auxílio de uma seringa, ele injetará o ácido hialurônico ou colágeno no local.

Em procedimentos com ácido hialurônico especifico para lábios, o profissional utiliza uma agulha extremamente fina para aplicar a substância em pontos estratégicos da boca.

Como resultado, o paciente rejuvenesce o aspecto dos lábios de uma forma natural e o restabelecimento do volume já é perceptível ao final da aplicação. Além disso, ameniza possíveis rugas que possam haver ao redor da boca, melhorando o aspecto do seu sorriso.

O ácido hialurônico também vai atrair moléculas de água, que ajudarão a aumentar a produção de colágeno na região, melhorando a sustentação da pele e mantendo os lábios mais hidratados. Existem técnicas que viabilizam o preenchimento labial definitivo, sendo que as principais são a lipoenxertia que utiliza gordura autógena, e a aplicação de polimetilmetacrilato (metacril).

A lipoenxertia é uma técnica bastante segura, pois utiliza gordura da própria paciente, sendo que ela é removida de um local no qual está em excesso, purificada e reaplicação nos lábios.

Logo após o tratamento os lábios podem ficar maiores do que o desejado, mas entre 40 e 50% da gordura aplicada é reabsorvida pelo organismo, sendo necessário cerca de 3 meses para verificar os resultados definitivos.

Devido serem células da própria paciente as chances de rejeição são baixas, mas ocorrências como o inchaço pode ocorrer principalmente nos primeiros dias.

Nos casos de preenchimento labial com PMMA é muito mais polêmico. A substância tem microesferas de um material semelhante ao plástico, sendo que ele não é absorvido pelo organismo, o que garante o resultado permanente.

Entretanto, a substancia não é proibida para uso estético, mas demanda muito profissionalismo do profissional, visto que a quantidade de PMMA aplicada é essencial para não colocar a paciente em risco.

Por muitos anos o PMMA teve um uso inadequado, como para aumento dos glúteos, fazendo com que o uso demasiado da substância, causassem reações adversas com alegrias, endurecimento da região, deformação estética, necrose dos tecidos e cicatriz hipertrófica.

O que pode dar errado em uma escultura labial?

Esse procedimento está entre os procedimentos estéticos não invasivos mais realizados. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, estimou um aumento de 390% nos procedimentos estéticos não cirúrgicos, o que inclui a escultura labial.

As queixas mais comuns são de inchaço, pois essa é uma técnica segura e raramente resulta em problemas adversos.

Quais são os cuidados pós-operatório da escultura labial?

Dentre os fatores que devem receber atenção da paciente aqui estão os cuidados após escultura labial. Lembre-se que influenciam desde os resultados com o tratamento até a segurança do pós-procedimento.

O paciente deve estar atento para não:

  • Tocar ou massagear a região dos lábios,
  • Evitar uso de maquiagem no dia da aplicação,
  • Evitar a exposição a esforços físicos extenuantes nos primeiros dias;
  • Evitar exposição solar nos primeiros dias após o procedimento e sempre usar o protetor solar indicado pelo especialista para evitar o surgimento de manchas e não aplicar cremes e pomadas na região durante 48 horas. Siga as orientações do seu especialista.
  • No dia do procedimento e nos seguintes é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Mantenha uma rotina adequada de limpeza, tonificação e hidratação da pele;
  • Evite maquiagens pesadas que apresentem risco de alergia nos primeiros dias após o tratamento.
  • Produtos antioxidantes, como Sérum e Vitamina C, ajudam a potencializar os efeitos do protetor solar, mantendo a pele mais protegida e saudável;

Demais procedimentos estéticos na região também devem ser agendados apenas após 30 dias
ou conforme recomendação do profissional.

Quanto tempo dura os resultados da escultura labial?

O paciente precisa ter em mente que a durabilidade dos resultados dependerá diretamente da manutenção e cuidados. Um dos destaques do ácido hialurônico e do colágeno é que ambos são absorvidos pelo organismo, de forma que para manutenção dos resultados será necessário fazer uma nova aplicação dentro de 2 (dois) anos, em média.

Por isso se você está pensando em realizar esse procedimento, agende uma avaliação com a Dra. Gismari Miranda.

AUTOR DO ARTIGO

 

Dra. GISMARI MIRANDA

CROSP 71.019

• Graduada em Odontologia pela UNESP
• Mestre em Diagnóstico Bucal pela USP
• Especialista em Implantodontia e Prótese sobre implante pela APCD
• Pós-graduada em Harmonização Orofacial pelo INRO
• Extensão Internacional em HOF pela New York University (NYU)
• Professora assistente em Harmonização Orofacial INRO
• Professora assistente em Implantodontia e Prótese sobre Implante - FFO/USP

Unidade São Paulo

Av. Brig. Faria Lima, 1478, conj. 106
Jd Paulistano - São Paulo
Whatsapp 11 96400-2015
Fone: (11) 3031-3902
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Unidade SBC

R. Rio Branco, 427, cj. 9003
Centro - S. B. Campo
Whatsapp 11 96470-2095
Fone: (11) 4332-4024 / 4122-3510
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Open chat