(11) 96400-2015 (Unid. São Paulo) | 96470-2095 (Unid. SBC) contato@gamodontologia.com.br

O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação decorrente da ação estimulatória nas células que produzem as fibras colágenas.

Resumindo, mais colágeno na sua pele significa uma pele mais firme e menos flácida. Essa firmeza melhora o aspecto geral do rosto de forma muito natural e delicada.

A degradação do colágeno no organismo humano ocorre naturalmente a partir dos 30 anos de idade com perda aproximada de 1% ao ano. Alguns fatores como exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição, tabagismo e o consumo de álcool, podem acelerar este processo.

Os principais sinais clínicos decorrentes deste fenômeno são: flacidez, perda de volume, elasticidade, hidratação natural da pele, deixando um aspecto de cansado, desanimado e envelhecido, acentuando o surgimento de rugas e a perda de contornos.

Assim, a aplicação de bioestimuladores promovem a formação de novo colágeno proporcionando uma recuperação da firmeza perdida ao longo dos anos, e uma melhora na qualidade da pele.

Por ser tratar de um procedimento estético pouco invasivo, com uma recuperação muito simples e rápida quando comparada a uma cirurgia plástica como o lifting facial, tornou-se uma grande vantagem, sendo ideal principalmente para pessoas que não querem submeter-se a procedimentos cirúrgicos.

BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO

O que são Bioestimuladores?

Bioestimuladores são substâncias injetáveis que estimulam a produção de colágeno quando aplicadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez.

Manter uma aparência jovem, saudável e bonita pelo maior tempo possível. Sem sombra de dúvidas é o sonho de muitas pessoas que se preocupam com os efeitos do envelhecimento.

Bom, se você e uma delas, precisa conhecer o poder dos bioestimuladores, substâncias capazes de retardar os efeitos da passagem do tempo, em especial a flacidez, sem a necessidade de submeter-se a um procedimento de cirurgia plástica.

Definitivamente, os bioestimuladores são uma excelente opção para repor colágeno e estão em alta nos consultórios.

Atualmente dentro da medicina estética os bioestimuladores mais utilizadas são: Sculptra (ácido poli-L-lático), Radiesse (hidroxiapatite de cálcio) e o Ácido Hialurônico, podendo ser utilizados em diferentes técnicas.

Quantas sessões preciso fazer?

Os protocolos de tratamento sugerem de uma a três sessões mensais, com manutenções anuais. Dependendo do grau de flacidez o número de sessões que será definido, após análise de cada caso.

Peles mais jovens geralmente em uma sessão já traz uma melhora e atua como prevenção. Peles mais maduras geralmente necessitam de mais sessões e de tratamentos combinados. Cada paciente e diferente, assim os tratamentos devem ser personalizados.

Onde o Bioestimulador pode ser aplicado?

São aplicados nas bochechas, mandíbula, queixo, têmporas e pescoço. Os fios de PDO podem ser aplicados em toda face, inclusive nas pálpebras inferiores.

Como é a aplicação?

O processo de aplicação é semelhante a qualquer outro preenchedor injetável. Depois de identificar as áreas que precisam, será realizado a série de aplicações.

Quais os resultados do tratamento com Bioestimuladores?

Eles auxiliam na recuperação sutil do volume facial, reduz as rugas e marcas de expressão e melhora a flacidez das regiões onde foi aplicado. Seus efeitos são graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após o tratamento. Proporcionando como resultado um rejuvenescimento e uma recuperação natural dos contornos da face.

Os efeitos podem ser percebidos em 4 a 6 semanas após a primeira sessão com resultado final após 3 meses.

As sessões devem se repetir a cada 30 a 60 dias e o número de sessões varia de 1 a 3, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Quais os benefícios?

Por ser biocompatível com a nossa pele, a substância evita reações alérgicas, além de ser inteiramente reabsorvível pelo organismo ao longo do tempo, ou seja, o produto não se acumula no corpo, muito diferente do Metacrilato (PMMA), por exemplo.

Quais são os tipos de tratamentos?

O Sculptra é utilizado nos tratamentos da Fisioforma, o procedimento é realizado por um profissional especializado. A principal finalidade do biostimulador é promover o volume perdido e preenchimento, através da injeção de ácido poli-L-lático em
camadas na derme (segunda camada da pele).

Essa substância que não provoca danos ao organismo e estimula o aumento da quantidade de colágeno. Por isso é muito eficaz tanto para tratamentos faciais, quanto corporais. Ideal para quem quer um rejuvenescimento e uma pele mais saudável, firme e jovem.

Devido a essas características, o Sculptra é muito procurado por mulheres e homens que apresentam grau leve e moderado de flacidez e pessoas que emagreceram muito ou praticante de corridas, que podem perder o volume da face.

O tratamento e feito de duas a quatro sessões com intervalos de 30 a 60 dias. Como muitos procedimentos é utilizado um anestésico local para diminuir o desconforto causado pela picada da agulha. Não sendo necessário o afastamento do trabalho, mas podem aparecer pequenas manchas roxas decorrente do procedimento.

Logo após a aplicação, você notará um leve inchaço, que promoverá um lifting na sua pele. Esse edema é transitório e será rapidamente reabsorvido.

O resultado verdadeiro aparecerá cerca de dois meses após a segunda aplicação, quando o ácido poli-L-lático estiver promovendo seu efeito de estimulação de colágeno.

O resultado é de uma aparência natural, o procedimento suaviza os sinais do envelhecimento e trata a flacidez da pele. O colágeno formado na região da aplicação tem a durabilidade de aproximadamente 2 (dois) anos.

O Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico, provavelmente e o mais conhecido entre os bioestimuladores, pois essa técnica e recordista nos consultórios.

É indicado para corrigir o bigode chinês e olheiras profundas, repor o volume perdido nas bochechas, mandíbula, lábios e queixo além de tratar o envelhecimento das mãos.

Além de nivelar a superfície da pele, ele atrai moléculas de agua para região da aplicação, mantendo a região hidratada e estimulando a produção de colágeno. Assim, ela também age para evitar novas rugas e a queda de tecidos, decorrente da flacidez.

Da mesma forma que os demais bioestinuladores, o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo, desta forma o efeito e temporário. Cerca de dois anos após o tratamento, recomendamos uma nova aplicação.

O lifting com Fios Silhouette também e realizado com ácido poli-L-lático, assim como o Sculptra. Porem nesse caso, o tratamento consiste na introdução de fios na pele, que são produzidos a partir dessa substância bioestimuladora.

Uma diferença importante é que esses fios possuem pequenos cones, proporcionando uma tensão na pele quando fixados ao tecido subcutâneo, apresentando uma melhora imediata no combate à flacidez.

Nos meses seguintes o ácido poli-L-lático exercerá seu efeito de estimulação da produção de colágeno pelo organismo, proporcionando resultados progressivos de forma natural.

Assim como o Sculptra será utilizado um anestésico local para diminuir o desconforto causado pela picada da agulha. Não sendo necessário o afastamento do trabalho, mas podem aparecer pequenas manchas roxas decorrente do procedimento.

O fio e totalmente absorvido pelo organismo em cerca de 18 meses, mas seu efeito bioestimulante se manterá por até 24 meses.

Ainda dispomos do Radiesse, que além do efeito de preenchimento imediato, os componentes de alta qualidade de Radiesse estimulam a produção de colágeno. A pele recupera a firmeza e a elasticidade da juventude – nossa beleza natural floresce novamente.

Radiesse tem ação eficaz na redução das rugas profundas, melhora de contorno e efeito lifting. Ele é um gel com efeito preenchedor composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. É uma substância presente em nosso organismo e por isso não há risco de haver incompatibilidade ou sensibilidade ao produto.

O produto é biocompatível, característica comprovada pela medição das reações positivas ou negativas da aplicação nos tecidos do organismo, aferindo assim a sua compatibilidade com o nosso organismo.

Nele estão presentes dois componentes, que são as microesferas de hidroxiapatita de cálcio e o gel de carboximetilculose, que proporcionam resultados significativos após 3 semanas da aplicação, e tem efeitos de longa duração, uma vez que estimula a produção de colágeno no organismo.

Quantas sessões são necessárias?

Como qualquer outro tratamento da Fisioforma, é necessário passar por uma consulta com a profissional especializado, a fim de saber qual é o protocolo ideal para o seu caso, número de sessões e se o bioestimulador estará incluso no seu tratamento ou não, sempre ocorrerá de acordo com o diagnóstico de cada paciente.

Quais as contraindicações dos Bioestimuladores?

O uso do bioestimulador é contraindicado para pacientes que apresentam algum tipo de alergia, inflamação ou infecção na região. Além disso, o Sculptra não é indicado para grávidas ou pessoas com doença autoimune.

Importante lembrar que mesmo que esses tratamentos sejam menos invasivos que uma cirurgia, devem ser executados por um profissional com profundo conhecimento na área, para que os resultados sejam satisfatórios.

Por isso se você está pensando em realizar um desses procedimentos, agende uma avaliação com a Dra. Gismari Miranda.

AUTOR DO ARTIGO

 

Dra. GISMARI MIRANDA

CROSP 71.019

• Graduada em Odontologia pela UNESP
• Mestre em Diagnóstico Bucal pela USP
• Especialista em Implantodontia e Prótese sobre implante pela APCD
• Pós-graduada em Harmonização Orofacial pelo INRO
• Extensão Internacional em HOF pela New York University (NYU)
• Professora assistente em Harmonização Orofacial INRO
• Professora assistente em Implantodontia e Prótese sobre Implante - FFO/USP

Unidade São Paulo

Av. Brig. Faria Lima, 1478, conj. 106
Jd Paulistano - São Paulo
Whatsapp 11 96400-2015
Fone: (11) 3031-3902
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Unidade SBC

R. Rio Branco, 427, cj. 9003
Centro - S. B. Campo
Whatsapp 11 96470-2095
Fone: (11) 4332-4024 / 4122-3510
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Open chat