(11) 96400-2015 (Unid. São Paulo) | 96470-2095 (Unid. SBC) contato@gamodontologia.com.br

A Lasertarpia consiste na utilização da luz para fins terapêuticos. Diversas áreas utilizam esse método não invasivo para o realizar o tratamento de diversas patologias, muitas vezes associada a outros tipos de terapia.

A palavra laser significa light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que, em português, seria “Luz Amplificada pela Emissão estimulada de Radiação”.

O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas. O laser de baixa potência ou laser terapêutico (Low Level Laser Therapy – LLLT) tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante.

Atualmente a Laserterapia eé empregado na área da saúde (Medicina, odontologia, fisioterapia e etc) de forma terapêutica, já que vários estudos descrevem o efeito positivo em diversas áreas, bem como na reparação tecidual, aumento da microcirculação superficial, na diminuição da dor e inflamação, na recuperação muscular e até na prevenção da fadiga muscular.

Hoje na odontologia, existem vários tipos de procedimentos novos, desenvolvidos pensando no bem-estar do paciente. Com a laserterapia não é diferente.

Abaixo vamos apresentar alguns exemplos de casos onde ela pode ser usada e os principais benefícios no tratamento odontologico.

Então! O que é Laserterapia Odontológica?

É um tratamento realizado através de laser. O laser é aparelho que emite um feixe de luz, com diferentes comprimentos de onda, que, podem trazer benefícios terapêuticos. A laserterapia, realizada com laser de baixa intensidade tem propriedade analgésica, anti-inflamatória e biomoduladora. E, associado a corantes específicos, também apresenta potencial antimicrobiano (capacidade de matar bactérias).

Para que serve a Laserterapia no Tratamento Odontológico?
• Descontaminação dos canais dentários na endodontia.
• Acelera o tempo de reparação em cirurgias orais.
• Alivio de Dor – utilizado de maneira terapêutica, o laser promove o alívio de dores da DTM, reduz a sensibilidade dentária, dores de origem pulpar, nevrálgicas, atuando também no pré e pós-operatório de extrações e implantes.
• Redução de inchaço local – Indicado na aplicação pós-operatória de procedimentos no campo da periodontia, extrações e implantes.

Para que é indicada a Laseterapia?
Utilizada em diversas aplicações para acelerar e proporcionar maior conforto durante seu tratamento. Por exemplo:
• Dores na articulação da mandíbula.
• Nevralgia do trigêmio (É uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir)
• Prevenção de mucosite (Efeito colateral da quimioterapia e radioterapia, levando a formação de erosões e úlceras por toda a mucosa)
• Parestesia facial (Ausência de sensibilidade na face)
• Herpes (tratamento e prevenção)
• Aftas.
• Alveolite (Infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária)
• Bioestimulação óssea.
• Durante a endodontia (Tratamento de canal)
• Após exodontia (Extração dentária)
• Lesão traumática.
• Tratamento de Osteonecrose (Efeito colateral de quimioterapia e radioterapia, levando à necrose dos ossos maxilares)

Quanto custa uma sessão de Laserterapia?
O CFO (Conselho Federal de Odontologia) proíbe que um dentista divulgue preços de tratamentos através de sites, redes sociais e sites de compra coletiva ou cartões de desconto.

Dentistas, consultórios e clínicas odontológicos não podem divulgar os preços dos serviços, ou formas de pagamentos.
Importante ressaltar que cada paciente é único, sendo importante uma avaliação adequada para entender a necessidade de cada caso.

Existem alguma contra-indicação Laserterapia?
Sim. A Laserterapia estimula o metabolismo das células locais, por isso este tratamento não é indicado em casos onde há suspeita de tumores, por exemplo. Mas existem outras contra-indicações e cada caso deve ser avaliado com atenção pelo profissional responsável pelo procedimento.
Apesar do procedimento simples e indolor, o tratamento deve ser indicado e realizado exclusivamente por um profissional habilitado para que seja seguro.

O tratamento consiste na aplicação da luz do laser sobre a área, com ou sem uso de corante, conforme indicação clínica. O protocolo utilizado é estabelecido conforme o caso do paciente, o objetivo da aplicação e as evidências científicas já estabelecidas, para evitar efeitos indesejados.
Por isso se você ainda tem dúvidas, consulte nossa equipe e agende uma avaliação em nossa unidade.

AUTOR DO ARTIGO

 

Dra. GISMARI MIRANDA

CROSP 71.019

• Graduada em Odontologia pela UNESP
• Mestre em Diagnóstico Bucal pela USP
• Especialista em Implantodontia e Prótese sobre implante pela APCD
• Pós-graduada em Harmonização Orofacial pelo INRO
• Extensão Internacional em HOF pela New York University (NYU)
• Professora assistente em Harmonização Orofacial INRO
• Professora assistente em Implantodontia e Prótese sobre Implante - FFO/USP

ARTIGOS

Informações importantes para a saúde do seu sorriso.

HARMONIZAÇÃO FACIAL

HARMONIZAÇÃO FACIAL

Como funciona uma harmonização facial? O primeiro passo dado para realizar uma Harmonização Facial é analisar o formato do seu rosto, que é particular de cada paciente. Após a aplicação de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio, realizamos a injeção de...

ENDODONTIA

ENDODONTIA

Endodontia Trata Cáries? A endodontia está diretamente relacionada com o tratamento de cáries. Isso porque o paciente que tem uma cárie e não faz o tratamento adequado, corre o risco de sofrer danos mais sérios. Isso acontece porque a bactéria da cárie pode atingir a...

PRÓTESE DENTÁRIA

PRÓTESE DENTÁRIA

Qual a importância da prótese dental? Às vezes, devido a um acidente ou até mesmo a falta de cuidados com a higiene bucal, o paciente sofre a perda de um dente. Por mais que isso pareça afetar muito mais a parte estética, a verdade é que a ausência do elemento dental...

Unidade São Paulo

Av. Brig. Faria Lima, 1478, conj. 106
Jd Paulistano - São Paulo
Whatsapp 11 96400-2015
Fone: (11) 3031-3902
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Unidade SBC

R. Rio Branco, 427, cj. 9003
Centro - S. B. Campo
Whatsapp 11 96470-2095
Fone: (11) 4332-4024 / 4122-3510
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Open chat