(11) 96400-2015 (Unid. São Paulo) | 96470-2095 (Unid. SBC) contato@gamodontologia.com.br

Como funciona uma harmonização facial?

O primeiro passo dado para realizar uma Harmonização Facial é analisar o formato do seu rosto, que é particular de cada paciente. Após a aplicação de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio, realizamos a injeção de preenchedores, com o uso de agulhas ou microcânulas.

  • As técnicas mais comuns para deixar o rosto mais harmônico são:
  • Mandíbula – avaliar a necessidade de alongar, definir ou aumentar o ângulo.
  • Mento – observamos a necessidade de definir ou aumentar a projeção do queixo.
  • Malar – avaliamos a necessidade de definir ou aumentar a projeção das maças do rosto.
  • Nariz – diminuição da porção das narinas, ponta (elevar ou rebaixar), dorso (alinhar ou aumentar sua largura)
  • Supercílios – analisar a distância entre a região do supercilio e olhos para definir a necessidade de elevá-los ou corrigir o arqueamento de sobrancelhas.
  • Lábios – analisar a necessidade de alongá-los ou aumentar o volume bem como reduzir rugas ao redor da boca.
  • Sorriso Invertido – acontece quando a curva produzida pelo contorno dos dentes anteriores não acompanha o contorno do lábio inferior, pois está em formato de V invertido, o que traz o aspecto inconveniente de tristeza.
  • Rugas e Sulcos – Na presença desses sinais, são considerados procedimentos para suavizá-los promovendo um rejuvenescimento do rosto.

HARMONIZAÇÃO FACIAL

Harmonização Facial: O que é?

Harmonização Facial ou Harmonização do Rosto é um conjunto de procedimentos estéticos (não cirúrgicos) combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.

Iniciamos a partir de uma análise das proporções faciais do seu rosto, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir do procedimento, irão deixar seu rosto mais equilibrado e mais proporcional.

Você percebeu como os rostos dos famosos estão muito mais bonitos? A maioria das celebridades já são bonitas, porém nos últimos anos essa beleza está ainda mais acentuada. A resposta para isso é que a grande maioria aderiu a Harmonização Facial.

Existe idade mínima para fazer Harmonização Facial?

Não existe idade mínima para a realização da harmonização. O procedimento é indicado para aqueles que desejam uma aparência rejuvenescida e proporcional.

Por exemplo, um paciente jovem pode achar que tem o nariz grande, mas na verdade o queixo dele é pouco projetado. O importante e encontrar um profissional que possa auxilia-lo no procedimento mais indicado para seu caso.

Como é feita a Harmonização Facial?

Por tratar-se de um procedimento não cirúrgico pode ser feito na própria clínica. Algumas técnicas aplicamos um anestésico tópico ou anestesia local para lhe proporcionar maior conforto durante o procedimento.

Cada procedimento é realizado de acordo com a necessidade de cada paciente, assim usamos combinações de técnicas personalizadas para proporcionar maior equilíbrio e harmonia para cada tipo de rosto.

Quais técnicas e produtos são utilizadas na Harmonização Facial?

As principais técnicas e produtos utilizados para deixar você comum rosto mais harmonioso são:

Toxina Botulínica – Ela atua no sentido de paralisar a musculatura, suavizando as marcas de expressão. Duração de cerca de 03 a 06 meses no rosto.

É indicado para marcas de expressão na região da testa, rugas entre as sobrancelhas e para amenizar os famosos ‘’pés de galinha’’.

Toxina Botulínica indicada também para:

  • Bunny lines, conhecido como ‘’nariz de coelho’’ (ruguinhas que se formam no nariz);
  • Arqueamento de sobrancelhas.
  • Sorriso gengival (onde a gengiva acaba aparecendo demais ao sorrir);
  • Diminuição da porção das narinas.
  • Sorriso invertido (acontece quando a curva produzida pelo contorno dos dentes anteriores não acompanha o contorno do lábio inferior, pois está em formato de V invertido, o que traz o aspecto inconveniente de tristeza).
  • Rugas ao redor da boca e na região do queixo, pescoço e colo.

Ácido Hialurônico – Tem uma função na pele de fazer sustentação, preenchimento, hidratação. Por isso, disfarça rugas, como o bigode chinês e também olheiras. Ele não tem rejeição porque é um componente da pele – considerado um hidratante natural. Existe um tipo de ácido específico para cada tipo de aplicação. Proporciona o contorno ideal e aumento de volume na face que é imprescindível para o rejuvenescimento, com preenchimento nos sulcos da bochecha.

Preenchimento Facial – A substância mais usada é o ácido hialurônico ou outra substância reenchedora para aumentar ou repor o volume das maças do rosto e do queixo promovendo ótimos resultados na definição dos contornos.

Preenchimento Labial – Corrige lábios com perda de volume e sem contorno, remodelando para proporcionar maior simetria.

Preenchimento orbitário Inferior – Também conhecido como tratamento de olheiras, substâncias são utilizadas para nivelar sulcos, além de corrigir o desnível entre as pálpebras e bochechas que dá origem as olheiras profundas.

Microagulhamento – Técnica complementar que consiste em promover milhares de microlesões na pele com objetivo de estimular a produção de colágeno e fatores de crescimento, proporcionando mais firmeza e suavizar manchas e cicatrizes.

Rinomodelação – Disfarça ossos salientes e oferece a impressão de um nariz mais fino.

Biomodelação Malar (“Bochecha ou Efeito Blush”): corrige a depressão formada pela proeminência do malar e da mandíbula.

Fios de Sustentação – Inserção de fios de ácido polilático para promover o efeito de lifting ao tracionar os tecidos sem a necessidade de recorrer a técnicas cirúrgicas.

Peeling – Aplicação de substancias ácidas para promover uma leve descamação da epiderme a camada mais externa da pele, estimulando a renovação do tecido, suavizando linhas de expressão e promovendo um tom mais uniforme.

Região Mentual – corrigindo rugas conhecidas como bigode chinês, próximas a região da boca.

Sulcos Nasolabiais – conhecidos como marcas de marionete, corrige as linhas que ficam descendo no canto da boca;

Redução de marcas de expressão, atuando na função muscular.

Hidratação da Pele – atraindo moléculas de água e colágeno.

Quanto tempo obtenho os resultados da harmonização facial?

As mudanças podem ser notadas no fim do procedimento, mas será necessário aguardar de 15 a 30 dias para que todo o inchaço seja reabsorvido para fazer uma avaliação completa e realizar eventuais retoques se necessário.

Quanto tempo dura os resultados da harmonização facial?

Os efeitos da toxina Botulínica (BOTOX) podem durar de 4 a 6 meses. Tratamentos estéticos oferecem resultados temporários dependendo da combinação de técnicas empregadas em cada caso.

Os efeitos do ácido hialurônico, a duração pode variar de 12 a 18 meses, podendo se estender dependendo da substância aplicada.

Como é o período de recuperação da harmonização facial?

Isso é algo muito individual e depende dos procedimentos realizados. Normalmente um paciente que aplicou toxina e realizou preenchimentos já poderá voltar a sua rotina no dia seguinte. É recomendado evitar a exposição ao sol para não desenvolver manchas.

Após o procedimento, a pele fica sensível e suscetível ao aparecimento de manchas. Por isso, é essencial usar o filtro solar todos os dias e reaplique a cada 3 horas. É importante ressaltar que o produto deve ser o indicado para sua pele.

Dependendo dos procedimentos, pode haver um pouco de vermelhidão, mas esse efeito também é temporário e não limita as atividades do dia a dia.

O uso de maquiagem é permitido logo após o término do procedimento e pode ser utilizada nos próximos dias, sem restrições. Utilize um corretivo com tonalidade amarelada, que ajuda a disfarçar os pequenos pontos de hematoma, se eles ocorrerem.

Muitas pessoas sonham em realizar os procedimentos que proporcionam uma harmonia facial, mas têm certo receio do resultado, de ficar com um suposto efeito artificial, passando longe da naturalidade.

Mas não há com que se preocupar, com o auxílio de um profissional qualificado é possível ter um rosto mais harmônico, e o melhor, natural.

Por isso se você está pensando em realizar um desses procedimentos, agende uma avaliação com a Dra. Gismari Miranda

AUTOR DO ARTIGO

 

Dra. GISMARI MIRANDA

CROSP 71.019

• Graduada em Odontologia pela UNESP
• Mestre em Diagnóstico Bucal pela USP
• Especialista em Implantodontia e Prótese sobre implante pela APCD
• Pós-graduada em Harmonização Orofacial pelo INRO
• Extensão Internacional em HOF pela New York University (NYU)
• Professora assistente em Harmonização Orofacial INRO
• Professora assistente em Implantodontia e Prótese sobre Implante - FFO/USP

Unidade São Paulo

Av. Brig. Faria Lima, 1478, conj. 106
Jd Paulistano - São Paulo
Whatsapp 11 96400-2015
Fone: (11) 3031-3902
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Unidade SBC

R. Rio Branco, 427, cj. 9003
Centro - S. B. Campo
Whatsapp 11 96470-2095
Fone: (11) 4332-4024 / 4122-3510
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Open chat