(11) 96400-2015 (Unid. São Paulo) | 96470-2095 (Unid. SBC) contato@gamodontologia.com.br

O que é a raspagem periodontal?

A periodontia é uma área da odontologia especializada na prevenção e no tratamento de doenças que acometem os tecidos que sustentam e protegem os dentes (gengiva e ossos).

As doenças periodontais começam com o acúmulo de placa bacteriana, seguido da formação de tártaro e da evolução para uma gengivite. Quando a gengivite não é tratada adequadamente ela pode evoluir para o estágio de uma periodontite, que é um processo infeccioso que acomete os tecidos do periodonto.

A raspagem de dente é um processo de tratamento da periodontia que visa remover os tártaros e cálculos aderidos à superfície dos dentes, eliminando a agressão que podem causar prejuízos ao periodonto.

PERIODONTIA

Você sabia que a saúde da gengiva está diretamente relacionada com a saúde bucal, já que ela é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Fatores como a higiene imprópria, baixa imunidade, estresse, tabaco e hábitos alimentares inadequados podem causar fragilidade no tecido, ocasionando infecções bacterianas. Por isso é importante para a manutenção da saúde do corpo como um todo.

Nesse sentido, a periodontia é um tratamento dentário indicado para a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

Qual é a função desse tratamento?

O tratamento de raspagem periodontal pode ser indicado em diferentes graus e situações. De forma geral, a raspagem tem o propósito principal de:

⦁ Remover placas bacterianas e cálculos dentários.
⦁ Reduzir o grau de infecção bucal.
⦁ Melhorar a saúde dos tecidos.
⦁ Curar processos inflamatórios e/ou infecciosos.
⦁ Auxiliar no desaparecimento do sangramento gengival.
⦁ Prevenir contra doenças que causam a perda dentária.
⦁ Melhorar a estética das regiões da boca com retração gengival.

O tratamento é indicado para diferentes situações e geralmente está associado a vários graus de problemas gengivais. O planejamento clínico deve ser avaliado individualmente por um profissional capacitado.

Em quais situações a raspagem de dente é indicada?

A raspagem pode ser um tratamento indicado nas situações em que o paciente sofra com:

⦁ Acúmulo de tártaro.
⦁ Placa Bacteriana.
⦁ Cálculos Dentários.
⦁ Sangramento gengival associado à inflamação da gengiva.
⦁ Infecção Bucal.
⦁ Retração Gengival.
⦁ Risco de perda Dentária.

Como funciona a raspagem de dente na prática?

O procedimento de raspagem só pode ser realizado por um profissional da área de odontologia. Pode ser feito manualmente ou com o uso de aparelhos de ultrassom. Não é possível determinar objetivamente o tempo de duração do tratamento e do resultado final, já que eles dependem do grau da doença periodontal.

Em alguns casos, uma única sessão periodontal pode ser suficiente para tratar o problema, em outros, o profissional pode indicar várias sessões.

Nas situações em que o tecido da gengiva estiver sensível ou inflamado pode ser necessário realizar uma anestesia local.

Quais são os cuidados que devem ser tomados para prevenir o problema?

Quando o assunto é saúde bucal, a melhor forma de prevenir problemas é a correta higienização bucal. Além da escovação diária, o uso de fio dental é imprescindível, especialmente no que diz respeito à saúde da gengiva.

A visita regular ao dentista também é importante, pois permite que ele acompanhe a saúde bucal do paciente e indique eventuais tratamentos preventivos que ajudam a proteger e garantir dentes e gengivas saudáveis.

Quais são os cuidados que devem ser tomados após o procedimento de raspagem?

O profissional responsável pelo procedimento deverá indicar ao paciente todos os cuidados necessários pós-raspagem. É importante destacar que as orientações são de acordo com cada paciente e o grau do seu problema.

Em casos de hipersensibilidade, o profissional poderá indicar o uso de pasta de dente específica que atuará na redução da sensibilidade.

Vimos neste artigo que manter a saúde bucal e consultar um dentista periodicamente é essencial para o cuidado e manutenção da sua saúde. Se você sofre com sangramento de gengiva, mau hálito ou excesso de tártaros, é hora de buscar suporte de um profissional.

Por isso se você ainda tem dúvidas, consulte nossa equipe e agende uma avaliação em nossa unidade.

AUTOR DO ARTIGO

 

Dra. GISMARI MIRANDA

CROSP 71.019

• Graduada em Odontologia pela UNESP
• Mestre em Diagnóstico Bucal pela USP
• Especialista em Implantodontia e Prótese sobre implante pela APCD
• Pós-graduada em Harmonização Orofacial pelo INRO
• Extensão Internacional em HOF pela New York University (NYU)
• Professora assistente em Harmonização Orofacial INRO
• Professora assistente em Implantodontia e Prótese sobre Implante - FFO/USP

Unidade São Paulo

Av. Brig. Faria Lima, 1478, conj. 106
Jd Paulistano - São Paulo
Whatsapp 11 96400-2015
Fone: (11) 3031-3902
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Unidade SBC

R. Rio Branco, 427, cj. 9003
Centro - S. B. Campo
Whatsapp 11 96470-2095
Fone: (11) 4332-4024 / 4122-3510
2a a 6a
atendimento: 08h-18h30

Open chat